(11) Em Breve
11 Dicas incríveis para tirar mau cheiro dos sapatos

11 Dicas incríveis para tirar mau cheiro dos sapatos

 

Que ninguém merece isso é verdade, mas o mau odor é uma coisa frequente ainda mas quando usamos por várias horas o mesmo calçado ou sapato. Fique por dentro então das 11 Dicas incríveis para tirar mau cheiro dos sapatos.

11-dicas-para-tirar-o-mau-chero-do-sapato-Elavest

Antes de abordarmos as dicas é importante saber qual o motivo que causa o mau cheiro em nossos calçados. Normalmente é muito comum que nosso sapatos, acabem ficando com mau cheiro depois de algum tempo isso se dá como ele é armazenado, tanto de suor que produzimos entre outros fatores. Seja com a umidade e contato por varias horas as vezes, o cheiro fica insuportável que não sai nem lavando o calçado, a você já pensa que a única solução é se livrar deles.

De onde vem o mau cheio?

Nosso corpo contém duas glândulas sudoríparas sendo uma chamada de ”écrinas” responsável pela eliminação de suor e sais minerais, a outra é ”apócrinas” que eliminam gorduras além de produzir o mau cheiro nos pés e axilas.

 Sabendo disso vamos para nossas 11 dicas incríveis para tirar o mau cheiro dos sapatos

11-dicas-para-tirar-o-mau-chero-do-sapato3-Elavest

1. Sol

Seus sapatos que estão com mau cheiro podem ser expostos ao sol. O sol ajuda a eliminar o chulé, reduzindo as chances das bactérias se proliferarem. O ideal é que fique exposto por volta de duas horas, no horário de meio dia, quando o sol está bem no centro, para aumentar sua eficácia.

2. Freezer

Uma solução com o frio. Coloque seus calçados dentro de um saco plástico bem fechado e coloque-os no freezer, por um dia inteiro e quando retirá-los, eles estarão sem qualquer tipo de odor, pois as bactérias não sobrevivem em temperaturas tão baixas.

3. Lavagem na máquina

Lavar os tênis sempre que eles estiverem com mau cheiro dá a maior preguiça. Além disso, demoram muito para secar. Mas não é bem assim se você colocá-los para lavar na máquina. É sempre bom manter os sapatos limpos e para que você não perca muito tempo com isso, coloque os tênis com chulé para lavar na máquina.

Coloque o par dentro de um saco de pano, daqueles próprios para máquina, ou qualquer outro saco de pano que tenha em casa e que dê para fechar. Em seguida, coloque na máquina. Deixe que ela faça o trabalho pesado por você, coloque apenas o sabão e vinagre de álcool. Atenção: essa técnica só para tênis. Não coloque outros tipos de sapatos, pois eles podem acabar danificados.

4. Casca de limão ou laranja

Coloque um pedaço da casca de limão ou laranja dentro dos sapatos e deixe ficar uma noite inteira. Devido aos óleos essenciais, as cascas das frutas puxam todo o mau cheiro dos sapatos.

5. Álcool

Coloque um pano limpo para ficar encharcado em álcool, sem diluir, e passe por dentro e por fora dos sapatos, colocando para secar ao sol. Essa dica é especial para quando o mau cheiro é causado pela umidade, quando molha os sapatos ou eles ficam guardados em local úmido. Para dar resultado, faça essa limpeza em um dia de sol forte para que os sapatos fiquem bem secos.

6. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato desódio é um potente ingrediente que se usa para quase tudo, inclusive para tirar o mau cheiro dos sapatos. Basta colocar algumas colheres de bicarbonato dentro dos sapatos durante a noite e remover na manhã seguinte. Pode repetir os passos periodicamente para evitar que se contamine outras vezes.

7. Areia de gato

Quando comprar areia para o seu gato, aproveite e coloque um pouquinho dentro de uma meia e deixe dentro dos seus sapatos mau cheirosos. Uma das funções da areia é justamente absorver o odor, então deverá fazer um bom serviço. Depois de deixar a areia durante a noite, leve o sapato ao sol durante o dia.

8. Talco para pés

O talco é uma solução bem conhecida para tirar mau cheiro dos sapatos. Ele funciona como o bicarbonato, absorvendo os odores e a umidade. Você pode colocar um pouco de talco dentro de cada sapato e deixar agindo ao longo da noite. Para intensificar o efeito, passe talco nos pés antes de calçar a meia e os sapatos, pois ele vai ajudar a absorver o suor e prevenir o surgimento das bactérias que causam o odor.

9. Amido de milho

Na falta do bicarbonato de sódio e do talco para pés, você ainda tem uma terceira opção com efeito semelhante. O amido de milho absorve a umidade e ajuda a manter os sapatos secos. Pode aplicar tanto nos sapatos, quanto nos pés, antes de calçá-los.

10. Sálvia e lavanda

As plantas também podem ajudar a deixar seus sapatos livres do chulé, em especial a sálvia e a lavanda. De preferência, colha ramos frescos dessas plantas, pois na versão desidratada não vai resultar. Se não tiver como, compre óleos essenciais desses aromas e pingue umas gotas em uma esponjinha dessas de maquiagem, deixando durante a noite dentro dos sapatos.

11. Palmilhas de cortiça

Essa dica não é tão prática, pois primeiro você precisa ir a uma sapataria que venda palmilhas feitas de cortiça e que tenha do seu número. Também é uma dica que só funciona com sapatos fechados, que podem receber palmilha. Mas o fato é que, se encontrar, vai gostar do resultado, pois a cortiça é bactericida e retém a umidade dentro dela, o que impede o pé de ficar úmido dentro do sapato fechado. Mesmo assim, quando chegar em casa, deixe o par de sapatos em local arejado, de preferência sob o sol.

Por fim vale a pena ressaltar algumas dicas de como evitar e prevenir:

 

  • Lave sempre os pés muito bem, principalmente entre os dedos;
  • Use sabonetes antibacterianos, deixando agir por 3 minutos antes de enxaguar;
  • Esfolie os pés com mel e açúcar ou pedra hume úmida, ao menos uma vez na semana;
  • Em casos de sudorese nos pés, você pode optar por um antitranspirante apropriado;
  • Evite usar meias de nylon. Escolha as de algodão, que permitem uma melhor oxigenação do local;
  • Coloque um pouco de bicarbonato no sapato sempre antes de calçar;
  • Deixe seus sapatos em local arejado.

Espero que tenha gostado de nossas 11 dicas incríveis para tirar o mau cheiro dos sapatos.

Não se esqueça de compartilhar e comentar no post.

Texto: Alex Fra. – Com fontes colhidas no site Dicas online.
Fotos por: Pexels e Picjumbo

This Post Has One Comment

  1. Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Deixe uma resposta

Fechar MENU
×
×

Cart